Rua Dr. Paulo Machado, 383 - Jardim dos Estados - Campo Grande / MS
(67) 99980-4976 / 3326-3073 / 99142-6061 / 98115-6570

CNH especial para PcD: quem deve tirar?

10/09/2020 - 16:33 - Redação - Foto: Divulgação
Condutores com deficiência ou mobilidade reduzida ao comprar um veículo novo, é preciso ter CNH especial. Mas como tirar o documento? Para te ajudar nessa questão, selecionamos aqui algumas dicas. Confira!
Quem deve ter uma CNH especial? 
 
A CNH especial é destinada para aqueles que possuem deficiência ou mobilidade reduzida. Isso inclui também, doenças que afetam suas funções cognitivas e motoras, prejudicando sua capacidade de dirigir.
Faz parte desse grupo, pessoas que sofrem com: escoliose, artrite, artrose, problemas graves na coluna e esclerose múltipla. Outras incluem: nanismo, amputação ou ausência de membros e uso de prótese interna ou externa. Aqueles que já sofreram um AVC ou tem doença neurológica, pode se submeter a uma avaliação médica para conseguir tirar a CNH especial e conseguir comprar um carro adaptado. É importante saber que se você possui algumas das patologias descritas acima e não tiver habilitação especial, está sujeito a multas e perder o direito de dirigir.
 
Como posso tirar a CNH especial?
 
Para tirar a CNH especial, você precisa entrar em contato com o Detran para obter o endereço do local mais próximo e: 
• Ter 18 anos Levar RG e CPF (original e cópia) 
• Levar uma foto 3×4 colorida e de fundo branco 
• Levar um comprovante de residência 
 
Então, os médicos credenciados irão examinar a extensão da deficiência e sua desenvoltura. Com os documentos em ordem, é preciso comparecer a uma das clínicas credenciadas para a realização de exame médico e psicotécnico para deficientes.
 
Com o exame médico em mãos, compareça a um Centro de Formação de Condutores que seja credenciado ao Detran, para a realização do exame teórico. As aulas práticas devem ser realizadas em uma autoescola ou no próprio CFC, desde que ambos ofereçam veículos adaptados para o seu tipo de deficiência. Você terá a habilitação com categoria especial ao ser aprovado no exame prático, com regras igualmente para todos os perfis de candidatos.
 
Conheça ao Mundo do Automóvel para Pcd
 
Idealizado em 2016, o Mundo do Automóvel para PcD vem contribuindo com um vasto conteúdo de auxílio, informação e entretenimento não só para o público de pessoas com deficiência (PcD), mas também para os amantes de carro como um todo.